A terceira proposta de trabalho que nos foi sugerida tinha como tema, a cor. O objectivo era seleccionar três imagens e com o auxilio do photoshop mudar a cor dessas, no fundo, mudar a sua essência. Assim que me deparei com esta tarefa lembrei-me de imediato de um dos meus filmes preferidos de animação: “Alice in Wonderland”, mais precisamente a recente adaptação de Tim Burton. Para mim este filme vive exactamente da cor, é como se cada personagem fosse definida pela cor predominante que usa, bem como os cenários que primam pela brincadeira de tonalidades, texturas e luz. Por isso mesmo decidi usar imagens deste filme.
Após alguma pesquisa, restringi as imagens a apenas três, e estas representavam, na minha opinião, três das personagens mais marcantes do filme: Mad Hatter (Chapeleiro Louco), White Queen (Rainha Branca) e Red Queen (Rainha Vermelha). A dificuldade esteve na tarefa seguinte, uma vez que o alterar das cores teria de ter algum sentido, optei então por tentar trocar as cores entre as imagens, isto é cada uma destas iria assumir as cores de uma das outras imagens.
Assim, o Mad Hatter, marcado pelo tom verde e o alaranjado, que lhe dão o ar da loucura pela ousadia da cor, passou a tons mais sóbrios, um vermelho e um azul escuro, bem como alguns toques de dourado, inspirado na Red Queen. Esta, por sua vez, marcado por estas cores mais carregadas e um vermelho acentuado que sugere alguma malvadez, mas que em contraste com o dourado nos remete também para uma ideia de realeza, acabou por assumir uma tonalidade mais neutra, inspirada na White Queen. Por ultimo, a White Queen, marcada pelos tons totalmente neutros e simples, que sugerem serenidade e pureza, transformaram-se em cores mais garridas, inspiradas no Mad Hatter.
Ao observarmos o resultado final são perceptíveis diferenças entre os tons e as imagens que as inspiraram, mas a verdade é que é bastante difícil ser totalmente fiel. Considero que o Mad Hatter é provavelmente a personagem melhor conseguida em termos de cor, isto porque os tons não eram tão diferentes comparativamente ao trabalho necessário nos outros dois casos. A Red Queen, devido aos tons fortes e mais escuros da imagem original, tornou impossível a transformação total dessas cores em tons neutros, e o resultado acabou por ser um pouco diferente, mas mesmo assim considero que foi bem conseguido. A White Queen em termos de cor deveria ser a mais fácil de alterar, mas o seu cabelo tornou-se um verdadeiro desafio que continuo com algumas duvidas que tenha sido totalmente superado, por isso mesmo e apesar de gostar do resultado, esta é a imagem que para mim está um pouco menos minuciosa.
Foi, mais uma vez, um desafio bastante interessante porque me permitiu ter uma diferente visão sobre a cor, bem como me permitiu ganhar um pouco mais á vontade com o próprio photoshop. Não digo que tenha sido um trabalho difícil ou de grande complexidade, acima de tudo foi preciso tempo, muita minúcia e uma boa dose de paciência para que tudo ficasse o mais real possível.
Mad Hatter |
Red Queen |
White Queen |
Sem comentários:
Enviar um comentário