"None but ourselves can free our minds." (Bob Marley)

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Infografia

As infografias são representações gráficas de informação. Esses gráficos são utilizados quando a informação precisa de ser explicada de forma mais dinâmica, como em mapas, no meio jornalístico, manuais, entre muitos outros exemplos. É um recurso muitas vezes complexo, podendo-se utilizar graças à combinação da fotografia, desenho e texto. O principal objectivo é enriquecer determinada informação, determinado assunto com imagens.

No design de jornais, por exemplo, a infografia costuma ser utilizada para descrever como aconteceu determinado facto, que o texto ou a foto não consegue explicar com a mesma eficiência.

A infografia tem as suas raízes na pré-história considerando os primeiros mapas que surgiram muito antes da escrita. Os estudos de Leonardo Da Vinci sobre os embriões e de Charles Minard sobre a Marcha de Napoleão sobre Moscovo são consideradas grandes obras já infograficamente falando, pela utilização de mapas e desenhos ilustrativos com que a informação é transmitida.

Uma das infografias mais conhecidas de sempre é o mapa do metro de Londres de Harry Beck em 1933. A infografia conheceu uma grande evolução durante a Primeira Guerra do Golfo, devido à escassez de imagens. Hoje em dia é parte integrante do jornalismo, online e impresso.











Sem comentários:

Enviar um comentário