Tal como o conhecimento dos elementos básicos da comunicação visual é essencial para a sua percepção e boa utilização, também as técnicas visuais têm um papel crucial. Estas oferecem ao designer uma grande variedade de meios para a expressão visual do conteúdo.
Seria impossível enumerar todas as técnicas disponíveis, ou, se o fizéssemos, dar-lhes definições consistentes. Contudo, tendo em conta as limitações, cada técnica e seu oposto podem ser definidos em termos de uma polaridade.
Equilibrio/Instabilidade
Depois do contraste, o equilíbrio é o elemento mais importante das técnicas visuais.O equilíbrio é uma estratégia de design em que existe um centro de suspensão a meio caminho entre dois pesos. A instabilidade é a ausência de equilíbrio e uma formulação visual extremamente inquietante e provocadora.
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Equilibrio |
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Instabilidade |
Simetria/Assimetria
O equilíbrio pode ser obtido numa manifestação visual de duas maneiras: simétrica e assimetricamente.Simetria é uma formulação visual totalmente resolvida, em que cada unidade situada de um lado de uma linha central é rigorosamente repetida do outro lado. Assimetria é exactamente o oposto.
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Simetria |
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Assimetria |
Regularidade/Irregularidade
A regularidade no design constitui o favorecimento da uniformidade dos elementos, e o desenvolvimento de uma ordem baseada em algum princípio ou método constante e invariável. Seu oposto é a irregularidade, que, enquanto estratégia de design, enfatiza o inesperado e o insólito, sem ajustar-se a nenhum plano decifrável.
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Regularidade |
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Irregularidade |
Simplicidade/Complexidade
A ordem contribui enormemente para a síntese visual da simplicidade, uma técnica visual que envolve a imediatez e a uniformidade da forma elementar, livre de complicações ou elaborações secundárias. A sua formulação visual oposta, a complexidade, compreende uma complexidade visual constituída por inúmeras unidades e forças elementares, e resulta num difícil processo de organização do significado no âmbito de um determinado padrão.
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Simplicidade |
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Complexidade |
Unidade/FragmentaçãoA unidade é um equilíbrio adequado de elementos diversos numa totalidade que se percebe visualmente. A fragmentação é a decomposição dos elementos e unidades de um design em partes separadas, que se relacionam entre si mas conservam o seu carácter individual.
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Unidade |
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Fragmentação |
Economia/Profusão A presença de unidades mínimas de meios de comunicação visual é típica da técnica da economia, que contrasta de muitas maneiras com o seu oposto, a técnica da profusão. A economia é uma organização visual parcimoniosa e sensata na sua utilização dos elementos. A profusão é carregada em direcção a acréscimos discursivos infinitamente detalhados a um design básico, os quais, em termos ideais, atenuam e embelezam através da ornamentação.
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Economia |
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Profusão |
Minimização/Exagero A minimização é uma abordagem muito abrandada, que procura obter do observador a máxima resposta a partir de elementos mínimos. O exagero deve recorrer a um relato profuso e extravagante, ampliando a sua expressividade para muito além da verdade, na sua tentativa de intensificar e amplificar.
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Minimização |
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Exagero |
Previsibilidade/EspontaneidadeA previsibilidade sugere, enquanto técnica visual, alguma ordem ou plano extremamente convencional. Seja através da experiência, da observação ou da razão, é preciso ser capaz de prever de antemão como vai ser toda a mensagem visual, e fazê-lo com base num mínimo de informação. A espontaneidade, por outro lado, caracteriza-se por uma falta aparente de planejamento. É uma técnica saturada de emoção, impulsiva e livre.
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Previsibilidade |
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Espontaneidade |
Actividade/Estase
A actividade como técnica visual deve reflectir o movimento através da representação ou da sugestão. A postura enérgica e estimulante de uma técnica visual activa vê-se profundamente modificada na força imóvel da técnica de representação estática, a qual, através do equilíbrio absoluto, apresenta um efeito de repouso e tranquilidade.
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Actividade |
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Estase |
Subtileza/OusadiaNuma mensagem visual, a sutileza é a técnica que escolheríamos para estabelecer uma distinção apurada, que fugisse a toda obviedade e firmeza de propósito. A ousadia é, por sua própria natureza, uma técnica visual óbvia, o seu objectivo é obter a máxima visibilidade.
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Subtileza |
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Ousadia |
Neutralidade/Ênfase Um design que parecesse neutro seria, em termos, quase uma contradição, mas na verdade há ocasiões em que a configuração menos provocadora de uma manifestação visual pode ser o procedimento mais eficaz para vencer a resistência do observador, e mesmo a sua beligerância. Muito pouco da atmosfera de neutralidade é perturbada pela técnica da ênfase, em que se realça apenas uma coisa contra um fundo em que predomina a uniformidade.
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Neutralidade |
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Ênfase |
Transparência/Opacidade As polaridades técnicas de transparência e opacidade definem-se mutuamente em termos físicos: a primeira envolve detalhes visuais através dos quais se pode ver, de tal modo que o que lhes fica atrás também nos é revelado aos olhos; a segunda é exactamente o contrário, ou seja, o bloqueio total, o ocultamento dos elementos que são visualmente substituídos.
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Transparência |
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Opacidade |
Estabilidade/VariaçãoA estabilidade é a técnica que expressa a compatibilidade visual e desenvolve uma composição dominada por uma abordagem temática uniforme e coerente. Se a estratégia da mensagem exige mudanças e elaborações, a técnica da variação oferece diversidade e sortimento. Na composição visual, contudo, essa técnica reflecte o uso da variação na composição musical, no sentido de que as mutações são controladas por um tema dominante.
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Estabilidade |
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Variação |
Exactidão/DistorçãoA exactidão é a técnica natural da câmera, a opção do artista, é o modelo do realismo nas artes visuais. A distorção adultera o realismo, procurando controlar seus efeitos através do desvio da forma regular (muitas vezes através da manipulação), e, em alguns outros casos, até mesmo da forma verdadeira.
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Exactidão |
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Distorção |
Planura/Profundidade Essas duas técnicas são basicamente regidas pelo uso ou pela ausência de perspectiva, e são intensificadas pela reprodução da informação ambiental através da imitação dos efeitos de luz e sombra, característicos do claro-escuro, com o objetivo de sugerir ou de eliminar a aparência natural de dimensão.
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Planura |
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Profundidade |
Singularidade/Justaposição A singularidade equivale a focalizar, numa composição, um tema isolado e independente, que não conta com o apoio de quaisquer outros estímulos visuais, tanto particulares quanto gerais. A mais forte característica dessa técnica é a transmissão de um ênfase específico. A justaposição exprime a interacção de estímulos visuais, colocando, como faz, duas sugestões lado a lado e activando a comparação das relações que se estabelecem entre elas.
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Singularidade |
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Justaposição |
Sequencialidade/Acaso No design, uma ordenação sequencial baseia-se na resposta compositiva a um projeto de representação que se dispõe numa ordem lógica. A ordenação pode seguir uma fórmula qualquer, mas em geral envolve uma série de coisas dispostas segundo um padrão rítmico. Uma técnica casual deve sugerir uma ausência de planejamento, uma desorganização intencional ou a apresentação acidental da informação visual.
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Sequencialidade |
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Acaso |
Agudeza/DifusãoA agudeza como técnica visual está estreitamente ligada à clareza do estado físico e à clareza de expressão. Através da precisão e do uso de contornos rígidos, o efeito final é claro e fácil de interpretar. A difusão é suave, preocupa-se menos com a precisão e mais com a criação de uma atmosfera de sentimento e calor.
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Agudeza |
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Difusão |
Repetição/Episodicidade A repetição corresponde às conexões visuais ininterruptas que têm importância especial em qualquer manifestação visual unificada. As técnicas episódicas indicam, na expressão visual, a desconexão, ou, pelo menos, apontam para a existência de conexões muito frágeis. É uma técnica que reforça a qualidade individual das partes do todo, sem abandonar por completo o significado maior.
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Repetição |
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Episodicidade |
Estas técnicas são apenas alguns dos muitos possíveis modificadores de informação que se encontram à disposição do designer. Muitas outras técnicas visuais podem ser exploradas, descobertas e empregadas na composição visual de elementos.
Mais uma vez toda a informação foi retirada da obra"Sintaxe da linguagem visual" de Donis A . Dondis.
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