"None but ourselves can free our minds." (Bob Marley)

domingo, 20 de março de 2011

Memória descritiva individual

A imagem pela qual optei faz parte de uma campanha publicitária da marca Benetton e nesta é fácil identificar algumas das técnicas e dos elementos básicos da comunicação visual das quais falamos. Escolhi esta imagem porque sempre considerei as campanhas desta marca bastante persuasivas e que marcam, normalmente, pela diferença. Esta fotografia em particular captou a minha atenção assim que a vi em revistas e cartazes pela cidade, a brincadeira de cores e texturas e a própria expressão das modelos cativam o olhar.

Os elementos presentes são, como já referi, variados e alguns deles bastante evidentes como é o caso do tom/tonalidade, que surge entre a luz e a obscuridade e permite exprimir a dimensão das coisas. Um outro elemento básico da comunicação essencial nesta imagem é a cor, provavelmente aquele que maior impacto tem à primeira vista e que acaba por ter maior afinidade com as emoções, entre os cabelos e os diferentes têxteis presentes; juntamente com a textura, elemento visual que com frequência serve de substituto para as qualidades de outro sentido, o tacto e que nesta imagem sobressaem pela cor, movimento e sobreposições. O movimento também parece estar presente na imagem, pela posição dos cabelos das modelos, e constitui um outro elemento básico responsável por atribuir dinamismo às figuras e imagens.

Relativamente às técnicas de comunicação visual também é possível verificar a sua presença, podemos falar em instabilidade, isto porque a imagem é marcada pela ausência de equilíbrio e, de uma certa forma, uma formulação visual inquietante e provocadora; a assimetria é também uma técnica facilmente perceptível, bem como a profusão, isto é o acréscimo de detalhes e ornamentos a um design básico com o objectivo de o embelezar, como o caso das cores do cabelo, da maquilhagem e dos tons e sobreposições da própria roupa e acessórios. Uma outra técnica é a ousadia, que tem como principal objectivo captar a atenção de um certo publico, e esta é uma das características que costumo ligar a esta marca, a ousadia em arriscar e tentar obter a máxima visibilidade.

Apesar de considerar que o publico normalmente não se apercebe da presença de elementos e técnicas da comunicação visual, após termos algum conhecimento sobre o tema apercebemo-nos da sua importância na imagem.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário